segunda-feira, 10 de junho de 2019

3º ano :: 2° bim (aula 1) :: Filosofia Moderna: O conceito de esclarecimento para Kant.

Um dos temas muito comuns em toda a história da filosofia é o da emancipação através do conhecimento. Mesmo no contexto de surgimento da filosofia é possível ver isso quando o conceito de Logos (linguagem que expressa o sentido da razão) ganha relevância para diferenciar do conhecimento comum. Observe abaixo duas afirmações do filósofo  Heráclito que têm a ver com esse assunto:

"Os asnos (burros) preferem palha ao ouro."

"Por isso, o comum deve ser seguido. Mas, a despeito de o Logos ser comum a todos, o vulgo (o povo comum) vive como se cada um tivesse um entendimento particular."

O mito da caverna em Platão também segue a mesma linha: do personagem que sai da condição de prisioneiro na escuridão de uma caverna para a luz e liberdade em uma clara alusão às consequencias do conhecimento.


Ainda nesta mesma linha, só que séculos depois, em 1783, Kant escreveu um breve texto onde aborda a questão do "esclarecimento" onde ele afirma que é a saída do homem de sua menoridade, ou seja, da sua condição inerente de ignorância. A ideia é que de certa forma todos nós somos ignorantes em determinados assuntos, pois não sabemos tudo. Porém, é possível sair dessa condição. Obviamente não a ponto de conhecer tudo, mas sim de sairmos da menoridade (não confundir com menor idade), sairmos dessa condição que nos limita e nos tornarmos esclarecidos naquilo que escolhemos conhecer.

 
Tornar-se esclarecido significa um ato de independência. Isso significa pensar por si, fazer uso da sua própria capacidade racional para pensar por si mesmo sem necessitar que outra pessoa faça isso em seu lugar. Devemos compreender que toda vez que alguém pensa por você, você por outro lado não pensa. Logo torna-se "escravo"  do pensamento alheio. Aparentemente é muito mais fácil tomar o pensamento pronto de outra pessoa, de um modo geral é o  que boa parte das pessoas fazem, inclusive até pagando por isso, se for o caso: repetem o pensamento das outras sem sequer fazer algum tipo de análise, contudo tornam-se presas àquela forma de pensamento que apenas reproduziram, mas que poderiam perfeitamente dominar.

Deste modo, tornar-se esclarecido é um importante passo à liberdade individual, o que nos permite afirmar que esta contribuição de Kant expressou de forma simples e acessível (o texto foi escrito em uma revista da época voltado para o público geral e não apenas o público acadêmico) as reais intenções do movimento Iluminista. 


Logo abaixo será disponibilizado um link para que você possa acessar o texto original de Kant. Se você estiver com preguiça  pouco tempo de ler , as principais ideias do texto encontram-se logo nas primeiras páginas, sendo as últimas desdobramentos das ideias apresentadas. 


Resposta à pergunta: O que é o Esclarecimento?

Abraço a todos, até a próxima aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário