A origem das ideias
A aula anterior certamente gerou uma dúvida central: se são as ideias é que geram as coisas do mundo ao redor, então de onde elas vem ? Assim, perguntar sobre a origem das ideias é justamente entender o porquê delas serem verdadeiras, o que nos leva à concepção de vida defendida por Platão.
Nossa vida mundana representa, segundo o filósofo, um estágio onde toda ação humana é um ato de lembrança de algo já vivido antes e, diga-se de passagem, algo verdadeiro. E que lembrança seria essa ? Segundo o filósofo, lembramos das ideias que vimos no mundo ideal (mundo inteligível), pois antes de termos um corpo, éramos somente espírito ou pensamento, e esta forma habitava fora deste mundo considerado imperfeito.
Na forma espiritual tivemos a oportunidade de contemplar as formas perfeitas. Após isso, ao assumirmos a forma material, nos esquecemos de tudo, tornando a vida comum (essa que vivemos no presente) um lugar de "preparação" para o retorno ao mundo ideal. Enquanto esse "retorno" não ocorre, vamos construindo o mundo material a partir de nossas lembranças.
Na forma espiritual tivemos a oportunidade de contemplar as formas perfeitas. Após isso, ao assumirmos a forma material, nos esquecemos de tudo, tornando a vida comum (essa que vivemos no presente) um lugar de "preparação" para o retorno ao mundo ideal. Enquanto esse "retorno" não ocorre, vamos construindo o mundo material a partir de nossas lembranças.
Deste modo, o que vivemos aqui é uma tentativa contínua de recriar o mundo perfeito no mundo que vivemos. Isso explica nosso comportamento idealista que quase sempre idealiza o mundo, seja desde a "escalação ideal de um time, ou "time dos sonhos" até o ideal da pessoa que seria o nosso "par perfeito". Todos nós somos idealistas em maior ou menor grau, mesmo sem ter lido Platão acabamos confirmando uma de suas principais teorias.
Platão pensou em sistema político ideal direcionado à Atenas que no momento apresentava uma sequência de governos fracassados, uma série de formas decadentes de governo. Para o filósofo estas formas fracassaram justamente porque eram conduzidas por govenrnates ignorantes. Platão retoma os ensinamentos de seu mestre Sócrates no que diz respeito à questão do erro: erramos quase sempre por ignorância. Este argumento nos conduz à ideia principal de Platão, cerne de seu projeto político:
Todo governante deve ser um sábio e as demais pessoas devem ser governadas por um lider sábio.
Deste modo, não ha política boa se não houver uma base de formação educacional, já que a sabedoria não é um dom e sim um resultado de amadurecimento espiritual decorrente de um processo.
Sistema educacional platônico
Na obra A República (clique aqui para baixar o livro completo), Platão apresenta um sistema educacional voltado para o amadurecimento espiritual (intelectual) no sentido de preparar o cidadão grego para atuar na cidade.
Um governante não pode tornar-se governante por sorteio, ou só pelo fato de vir de uma família rica. O governante tem que merecer ser governante e se mostrar apto para isso. e é aí onde a educação entra em cena. Na proposta platônica, a educação seria comum a todos, seja filhos de ricos ou pobres, ou seja, todos teriam acesso à mesma estrututra, aos mesmos professores, ao mesmo conteúdo.
Um governante não pode tornar-se governante por sorteio, ou só pelo fato de vir de uma família rica. O governante tem que merecer ser governante e se mostrar apto para isso. e é aí onde a educação entra em cena. Na proposta platônica, a educação seria comum a todos, seja filhos de ricos ou pobres, ou seja, todos teriam acesso à mesma estrututra, aos mesmos professores, ao mesmo conteúdo.
Após vinte anos seria realizado um exame/corte para separar os "melhores" dos "piores". Os que se destacam seguem juntos por mais dez anos, onde ao término haveria então um segundo corte. Este iria definir os melhores dos melhores que teriam o direito e o dever de serem os governantes. O direito porque se destacaram ao longo de trinta anos, o dever porque não podem simplesmente optarem por não governar, já que essa escolha colocaria a cidade em risco de um governo decadente fruto de sua ignorância.
O processo educacional gera uma hierarquia espiritual:
1. Almas de ouro: governo
1. Almas de ouro: governo
2. Almas de prata: exército
3. Almas de bronze: trabalhadores
Formas de governo decadentes
A concepção de um governo formado pelos "melhores" gera inevitavelmente um quadro aristocrático de governo à política. Contudo o aspecto ponderador é que essa elite não é uma elite de ricos, e sim de intelecuais. Um governo que governa sem conhecimento é um governo fadado ao fracasso. Deste modo Platão nos mostra como um governo de elite intelectual pode entrar em colapso decaindo para formas ruins de governo.
Timocracia: governo movido pelo espírito da guerra, da conquista , da vitória;
Oligarquia: governo dos mais ricos voltado para enriquecer oeles mesmo
Democracia: governo do povo
Tirania: governo a partir da força
Oligarquia: governo dos mais ricos voltado para enriquecer oeles mesmo
Democracia: governo do povo
Tirania: governo a partir da força
Nenhum comentário:
Postar um comentário