segunda-feira, 27 de maio de 2019

2º ano :: 2° bim (aula 1 e 2 ) :: Sócrates e a retomada da verdade

Os sofistas não se preocuparam em relacionar  conhecimento e verdade de modo a extrair daí uma verdade absoluta. Como dito antes, os sofistas defenderam pequenas verdades frente às universais, elegendo o discurso belo e persuasivo como meio viabilizar suas propostas. Para os sofistas não interessa se é verdadeiro, mas sim se é eficaz no que diz respeito ao convencimento das pessoas.


Essa postura não agradou Sócrates, um dos filósoso das ruas que insatisfeito com os rumos políticos de Atenas, começou a provocar discussões em praça pública atraindo sobretudo os jovens.

Sócrates defendia a verdade acima de tudo. Para ele as pessoas já sabiam, mas precisavam de um esforço pessoal para fazer esse saber brotar delas mesmas. Este saber nato estava abrigado na alma, que segundo Sócrates, dava suporte as demais verdades justamente por ela ser verdadeira. 


O diálogo é um importante meio de trazer a verdade à tona e para isso era necessário refletir, compreender, aprofundar e então expressar. Sócrates inicia então uma nova fase na filosofia, pois tem seu foco voltado para o ser humano e seu projeto de elevação espiritual enquanto virtude da alma.


Deste modo, ao contrário de Górgias da imagem acima, Sócrates  defende que:



1. Algo há (a alma é verdadeira)


2. Pensar é compreender e fortalecer a alma

3. Fortalecer a alma é torna-la fonte de inspiração aos demais

Este processo de elevação espiritual proposto por Sócrates se dá com a intenção de melhorar a vida pública da cidade. Não se trata de um projeto religioso mas sim de um projeto cívico. Socrates dizia que as pessoas erravam e sofriam por ignorância. Se houvesse esse interesse em fortalecer a alma isso naturalmente nos obrigaria a melhorar enquanto pessoas, o que inevitavelmente iria refletir nas outras pessoas e assim por diante, formando uma "rede de virtude".



Toda essa intenção do projeto socrático se deu a partir de sua insatisfação com a situação política tomada pela "filosofia sofista" onde o foco não são as verdades e sim a viabilidade prática de um governo. Contra isso, Sócrates propõe que a alma , sendo verdadeira, continue buscando a verdade. Essa busca tem como ponto de partida a própria pessoa, que deve antes de tudo se conhecer para então crescer. Por isso o uso da frase:


"Conhece-te a ti mesmo" advinda do Oráculo de Delfos, utilizada por Sócrates como um lema para expressar esse ideal filosófico. 




1. Imagem retirada do site http://pt.slideshare.net/ocamaleaojack/histria-da-filosofia-33454455

Nenhum comentário:

Postar um comentário