segunda-feira, 6 de abril de 2015

1º ano :: Atividade de recuperação (aula 7)

De um modo geral, compreende- se a, partir da filosofia, que boa parte da infelicidade das pessoas se dá pela ignorância, e que conhecer os conceitos que nos cercam (assim como a água que cerca o peixe) nos possibilita compreender melhor as coisas e evitar sofrimentos desnecessários, e que conhecer não significa decorar um conteúdo, mas sim buscar, pensar, refletir, aprofundar, etc.

Deste modo, c
omente a frase do filósofo Heidegger

"Que representa a filosofia? É uma das raras possibilidades de existência criadora. Seu dever inicial é tornar as coisas mais refletidas,mais profundas"

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

1º Ano :: 1º Bim (aulas 2 ) - E o conhecimento ? O que é isso ?

Olá pessoal, nos links abaixo você poderá acessar o texto referente à aula 2 (a aula 1 foi para nos conhecermos =)))


ATENÇÃO: Você irá precisar do programa Adobe Reader instalado no seu computador ou algum outro leitor de PDF caso esteja acessando pelo celular ou tablet.

E aqui abaixo LINK do programa para ser instalado

Acrobat Reader



Clique AQUI para acessar o texto da aula.



No final do texto há um parágrafo orientando o aluno para fazer um trabalho sobre o texto. Isso foi do ano passado, então pode ignorar isso.

Abraço !!

Prof. Matheus Gondim

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

1º - ano 4º bim :: Aula 4 (leitura de texto) Ética e meio ambiente

Olá pessoal, abaixo o link pro texto Ética e Meio Ambiente. Basta clicar e baixar. Boa leitura.


Clique AQUI

1º - ano 4º bim :: Aulas 2 e 3 (leitura de texto) :: Ética e Sexualidade

Olá pessoal dos 1ºs anos, abaixo o link do texto de bioética: ética e sexualidade na adolescência. Basta clicar pra baixar. Lembrando que  o texto está em PDF. Boa leitura.

Clique AQUI.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

2º Ano :: 3º Bim :: A política em Aristóteles (aula 4)

Acesse o link abaixo para ler o texto sobre a política em Aristóteles a partir do conceito de Animal Político

Acesse o AQUI o texto em PDF


quinta-feira, 21 de agosto de 2014

2º Ano :: 3º Bim :: Atividades 1 e 2

 
Segue abaixo as questões das atividades 1 e 2 (Platão e Aristóteles). Elas devem ser entregues no caderno (sem destaque). A cópia dos enunciados no caderno fica a critério do aluno.

Grato

Prof. Matheus


Questões

        Platão (atividade 1)
  1. De acordo com as aulas apresentadas, o que é Democracia ?
  2. Qual a diferença da Democracia clássica para a moderna ?
  3. Por que Platão defendia uma política ideal contra uma política “mundana” ?
  4. Explique o que era o “Rei Filósofo” no pensamento político de Platão.
  5. Como era a escola pensada por Platão ?
  6. Quais eram as formas perfeitas de governo segundo Platão ?
  7. Por que elas eram consideradas perfeitas ?

    Aristóteles (atividade 2)

  8. Aristóteles diz que “o homem é um animal politico”. Qual é a consequência dessa natureza política do homem, segundo o filósofo ?
  9. Qual a diferença entre ética e política segundo  Aristóteles ?
  10. Quais as formas de governo consideradas boas por Aristóteles?
  11. Quais as formas ruins ?
  12. Qual o parâmetro fundamental que o governante deve seguir para ser um bom governante segundo Aristóteles?
  13. Explique o conceito de “cidade feliz” em Aristóteles
  14. Porque a Politéia era considerada a melhor forma de governo para Aristóteles?

1º Ano - 3º Bim :: Atividades 1 e 2

Atividade 1 :: Questões sobre o texto

"Ser ético, um desafio permanente"

clique aqui para acessar o texto

Responda no seu caderno as questões abaixo:
 
1. Por que, para o autor, custa caro ser ético?

2. Por que é importante que cada pessoa tenha seu posicionamento ético?


3.Qual a importância da educação para a questão ética?


4. Segundo o autor, por que o brasileiro tem vergonha de ser honesto?


5. Segundo o texto, o autor defende que é preciso resgatarmos o conceito de Bem Comum para vivermos melhor na coletividade. Por quê?



Atividade 2 :: Dilemas Éticos

Os dilemas abaixo irão testar a habilidade do aluno de argumentar no campo ético. Assim, não basta apenas marcar sim ou não, é essencial que o aluno justifique sua resposta. São ao todo 4 situações diferentes para o aluno encarar, escolher e argumentar sua escolha. Devem constar no caderno junto com a Atividade 1. Segue:

1. O trem descontrolado

Um trem vai atingir 5 pessoas que trabalham desprevenidas sobre a linha. Mas você tem a chance de evitar a tragédia acionando uma alavanca que leva o trem para outra linha, onde ele atingirá apenas uma pessoa. Você mudaria o trajeto, salvando as 5 e matando 1?

( ) Mudaria
( ) Não mudaria

Por quê ?

2. A tortura

No seu país, a tortura de prisioneiros de guerra é proibida. Você é tenente do Exército e recebe um prisioneiro recém-capturado que grita: “Alguns de vocês morrerão às 21h35”. Suspeita-se que ele sabe de um ataque terrorista a uma boate. Para saber mais e salvar civis, você o torturaria?

( ) Torturaria
( ) Não torturaria

Por quê ? 

3. Os limites da promessa
Um amigo quer lhe contar um segredo e pede que você prometa não contar a ninguém. Você dá sua palavra. Ele conta que atropelou um pedestre e, por isso, vai se refugiar na casa de uma prima. Quando a polícia o procura querendo saber do amigo, o que você faz?
( ) Conta à polícia
( ) Não conta à polícia

Por quê ? 



4. Choque cultural
Você é um funcionário da Funai, trabalhando na Amazônia sob ordem expressa de jamais intervir na cultura indígena. Passeando perto de uma clareira, nota que ianomâmis estão envenenando o bebê de uma índia, que está aos prantos. Você impediria a morte do bebê?
( ) Impediria
( ) Não impediria

Por quê ?